terça-feira, 28 de setembro de 2010

Karate Kid 2010 e o Kung Fu

Equipe Simbolus e Equipe Cia. Vida

No sábado do dia 3 de setembro, os alunos da turma de Kung Fu da Cia. Vida, em conjunto com os alunos de Kung Fu da academia Símbolus, foram ao cinema em Niterói para assistir ao novo filme de Artes Marciais “ Karate Kid 2010”. A excursão contou com a coordenação do Mestre Leandro Cardoso e os alunos estiveram sob a supervisão dos instrutores Ederson Porto e Raphael Constantino. O filme trata-se de uma remontagem do original ‘Karate Kid’ de 1984, porém com elenco 100% renovado e com alguns fatos do filme alterados como por exemplo, o fato de que o garoto que protagoniza o filme (antigo Daniel San) ao invés de aprender o Karate, como no filme original,  ele é levado a China, onde aprende as técnicas do tradicional Kung Fu, para se livrar de alguns valentões que o persegue durante todo o filme.
O filme conta com a participação de Jaden Smith (filho do ator de cinema Will Smith) no personagem de Andrew e do ilustre ator de filmes de luta, Jack Chan no papel do zelador Han (atigo personagem do imortal senhor Miag).
A Cia. Vida recomenda!

Aproveitando o assunto segue abaixo uma matéria sobre o Kung Fu, publicada no jornal ‘Culturaarten’ de Maricá no mês de julho deste ano, por um dos nossos sócios fundadores, Ederson Porto;



O KUNG FU

A Arte da caligrafia é uma das habilidades estudadas nas Artes Marciais

O Kung Fu surgiu na China por causa da necessidade dos monges Shaolins se defenderem de ladrões e saqueadores que freqüentemente invadiam os templos e violentavam os monges que nele habitavam. Unindo uma ginástica indiana ensinada por um monge peregrino chamado Bodhidharma aos movimentos de diferentes animais, os shaolins criaram o mais complexo sistema de auto defesa conhecido, o Kung Fu Shaolin. Hoje em dia, existem catalogados mais de cinco mil diferentes estilos de Kung Fu em todo o mundo e seus exercícios e técnicas mudam de acordo com o local em que são praticados, animais nos quais as técnicas se baseiam e as metodologias de aplicação de seus mestres. Entretanto, as tradições, principais técnicas, cultura e ideologias são as mesmas em todos os estilos de Kung Fu e é isto que os mantém unidos, tornando o Kung Fu uma das artes marciais mais praticadas no mundo. 
Além da sua principal característica como forma de defesa (com mãos livres ou armas brancas como espadas, facas e bastões), o Kung Fu possui muitos outros valores, que vão desde a sua prática pedagógica como instrumento de ensino-aprendizagem a modalidade esportiva de nível olímpico, além é claro do seu valor histórico, artístico e cultural, que tornam essa arte uma herança de valor inestimável para a humanidade.