Este mês o blog vem para falar sobre um arte muito comum no meio circense: O tecido acrobático. Para quem ainda não conhece, o tecido acrobático trata-se de uma tira larga e comprida de tecido que é dividido ao meio exatamente no ponto em que é fixado ao teto ou (dependendo do lugar em que for praticado) em uma estrutura de metal móvel, dessas usadas dentro dos circos, possibilitando que ela seja desmontada para ser transportada de um lugar para o outro. Originalmente um dos principais tecidos utilizados para esta pratica era a seda, mas hoje são utilizados diversos tipos de tecidos sintéticos ou de algodão. O importante é que além de bonito, por questão de segurança, o tecido tem de ser capaz de suportar no mínimo quatro vezes o peso do seu praticante.
Existem diversas teorias sobre a origem dessa modalidade, a mais antiga e baseada é baseada em desenhos esculpidos em vasos chineses supostamente feitos por volta do ano 600 d. C. onde pessoas realizavam movimentos penduradas em tecidos. Já a teoria mais recente diz que esta pratica surgiu em Berlim (Alemanha), dentro dos cabarés de luxo onde os artistas demonstravam-se pendurados em cortinas.
Independente a sua origem, fato é, que cada vez mais as acrobacias em tecido tem ganhado um espaço notável, não só no circo contemporâneo, mas também em danceterias, festas, espetáculos teatrais e na televisão. Seja por uma questão artística ou simplesmente recreativa, as acrobacias com o tecido trazem muitos benefícios para seu praticante como ganho de força, flexibilidade, agilidade, coordenação motora, consciência corporal. Apesar de algumas acrobacias serem apresentadas a vários metros de altura, para o iniciante o aprendizado começa a apenas um metro do solo. Quem quiser ver um pouco da movimentação básica desta modalidade poderá assistir o espetáculo ‘Vida de Circo’ que será produzido pela Cia. vida de Teatro e Dança apresentado no mês de abril no evento "Arte em Cena" em comemoração ao aniversario da companhia. Este espetáculo faz uma retrospectiva dos trabalhos apresentados nos ultimo cinco anos da companhia, onde as historias são contadas por palhaços de uma forma bem divertida e humorada. Quem se interessar pode procurar a Cia. Vida para mais informações.
.
Visite também o site: http://www.ciavida.com.br/
.
.
Postado por: Ederson Porto
foto: Cia Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário