Dando continuidade ao assunto abordado na ultima matéria (tecido acrobático), falaremos este mês sobre outra modalidade circense bastante antiga conhecida como “Perna de Pau”, que a alguns séculos vem transformando pequenos em gigantes.
O termo “perna de pau” que no meio popular é conhecido como uma forma de se chamar aquele que não tem intimidade com a bola (termo usado normalmente no futebol), no meio circense serve para dar nome a uma modalidade e conseqüentemente ao aparelho usado para a mesma.
A perna de pau (aparelho) baseia-se em uma estrutura de madeira ou metal com apoios para os pés onde o seu praticante pode além de apoiar os pés segurar-se em uma extensão do próprio aparelho (mais fácil) ou uma outra versão da perna de pau onde além do apoio para os pés existe uma presilha ou velcro que prende o a perna de pau a perna do seu praticante não tendo a extensão para que o mesmo a segure com as mãos (mais difícil).
Durante as tardes de sábado do mês de Abril, alguns alunos da Cia. Vida de Teatro e Dança aprenderam a andar e a praticar o uso da perna de pau na praça Orlando Barros Pimentel no centro de Maricá, sobre as orientações do professor de educação física e também estudante de teatro, Alisson Jardel, que também ensinou os alunos a produzirem suas próprias pernas de pau em uma oficina de montagem que aconteceu minutos antes dos alunos irem para o estudo da pratica na rua.
A pratica da perna de pau além de ser muito divertida, é uma excelente maneira de se exercitar de forma lúdica, trabalhando principalmente o equilíbrio, a coordenação motora, o ritmo, a noção espaço temporal a e a consciência do próprio corpo e seus movimentos.
Para mais informações sobre este e outros eventos visite o site: www.ciavida.com.br
.
.
Por Ederson Porto
foto: Cia Vida
Muito bacana. *--*
ResponderExcluir